domingo, 4 de fevereiro de 2018

Um imigrante ilegal - uma linda história

 .(וַאֲהַבְתֶּ֖ם אֶת־הַגֵּ֑ר כִּֽי־גֵרִ֥ים הֱיִיתֶ֖ם בְּאֶ֥רֶץ מִצְרָֽיִם* (דברים י'ט
No meu trabalho aqui em Israel, tive uma chance única de conhecer um ex imigrante ilegal. Digo ex, pois é uma rara exceção dos que conseguiram legalizar sua situação em Israel.
Vou omitir seu nome e foto, porém resolvi expor um pouco do que ele compartilhou comigo a respeito da sua vinda para cá.
Ele é nascido na Eritréia, país que se separou da Etiópia, na África oriental, e chegou a lutar na guerra da independência de seu país, durante o início dos anos 90. Porém, como muitos do seu país de origem, sofreu demais com a fome e completa falta de perspectiva.
Ele é professor, e vendo a fome de perto, fez como muitos, e tentou a vida noutro país. Chegou a Israel, tendo pago a atravessadores para leva lo ao Egito, na região asiática, no litoral do Mar de Aqba, para dali seguir viagem com outros, a pé, e tentar atravessar a fronteira de Israel. Muitos são pegos pelo exército Egípcio e são mortos, o que felizmente nao foi o caso. Depois de 2 meses, conseguiu chegar a Beer Sheva, e tinha apenas 100 shekels nos bolso para passar o mês (Meu almoço de hoje me custou 50!)
Ele recebeu ajuda de etíopes aqui legalmente imigrados, pois falam a mesma língua, e viveu ilegalmente em Israel por cerca de 5 anos, quando após muitos anos de luta, conseguiu receber status de refugiado e hoje tem praticamente todos os direitos que qualquer cidadão comum possui. Já são 6 anos desde a legalização da situação dele.
Quando ele me contou esta história, num inglês bastante carregado e fraco, eu me contive para não chorar, assim como faço enquanto encerro esta publicação.
Hoje ele tem um salário médio de 6 mil shekels, trabalhando em média 44h/semana, e parte dos seus ganhos ele envia para a família que ficou.
É uma história bonita, no meio da perversidade do governo de Netanyahu em querer oferecer uma ajuda financeira e mandar os imigrantes ilegais para Ruanda, sem garantias de condições humanas, ou irem presos indefinidamente. Sobre isto comentarei em breve.

*Tradução: E amarás ao estrangeiro pois estrangeiros vocês foram na terra do Egito (Deuteronômio 10:19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2 anos longe de muitos, mais perto de mim.

Já pararam para pensar que a vida de uma pessoa é como um livro, escrito em tempo real? Felizmente, ou não, jamais teremos acesso a totali...