terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Onde fica?

Pouco tempo depois que me mudei para Israel, publiquei numa rede social que não fazia sentido ver anúncios de fora da Ásia, quando um amigo me questionou sobre onde ficava Israel.
Geografia pode não ser muito valorizado mundo a fora, e no Brasil não é diferente. Quando eu trabalhei para uma Cia Aérea tive que fazer uma prova de Geografia e todos ao meu lado ficavam com medo. Eu não, pois além de gostar da disciplina, cheguei a pensar em estudar numa faculdade.
Pois bem, Israel é um país da Ásia, localizado na sub região chamada de Oriente Médio, que inclui os vizinhos Arabia Saudita, Libano, Siria, Jordânia, Iraque, Kwait, Yemen, Catar, Emirados Árabes, Irã. Há quem inclua também o Egito, embora a imensa maioria do seu território seja na África. Um dos pontos que chama atenção é o fato de Israel disputar competições esportivas juntamente com países europeus, como as Eliminatórias da Copa do Mundo de Futebol, participar do concurso musical Eurovision (embora neste haja a participação até da Austrália, que fica na Oceânia).
Foto obtida aqui.
No caso do esporte, infelizmente Israel ainda é discriminado por muitos dos seus vizinhos, que se recusam a reconhecer politicamente a sua existência, e por isso mesmo são proíbidos de jogarem por lá, ou com muita dificuldade e impondo sérias restrições, atletas israelenses participam de competições na Ásia afora.
Um caso que chamou a atenção do mundo para o problema político foi com a tenista Shahar Peer, que teve o visto negado pelos Emirados Árabes Unidos, para participar de um torneio de tenis. O caso ocorreu em 2009, e mediante a toda a repercução negativa mundial e também entre suas colegas de competição, em 2010 ela conseguiu uma permissão especial para participar.
Mapa do Wikipedia
Este ano, a equipe de judô pode participar nos Emirados Arabes Unidos de uma competição na cidade de Abu Dhabi, porém sem poderem exibir a bandeira ou ícones nacionais de Israel, até que novamente se chamou a atenção quando um judoca ganhou a medalha de ouro numa categoria e não teve o hino tocado, embora ele tenha cantado à capela, enquanto executava o hino da federação de judô.
Até mesmo nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro, um caso chamou muita atenção, quando um egípcio saiu do tatame se recusando a apertar as mão do adversário israelense, mesmo sendo o Egito a primeira nação muçulmana a reconhecer Israel como um país soberano, tendo rendido um Prêmio Nobel de Paz de 1978 ao então presidente Sadat e ao Primeiro Ministo Menachem Begin.
Fora a questão política, a cultura local é um misto entre europeia e oriental, e talvez por isto também cause confusão na cabeça de muita gente. Afinal, uma boa parte da população local veio da Europa no pós guerra, e junto se com os demais que já moravam aqui, como aqueles que vieram de outras partes do mundo, especialmente o norte da África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2 anos longe de muitos, mais perto de mim.

Já pararam para pensar que a vida de uma pessoa é como um livro, escrito em tempo real? Felizmente, ou não, jamais teremos acesso a totali...