quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Faces do antissemitismo

Uma das tristezas com a qual eu tive que aprender a conviver mais a partir do momento que expus publicamente que estava de partida para Israel, é o crescente antissemitismo diretamente contra mim. Na ocasião, eu mostrei uma foto do meu passaporte e o visto de imigração recebido, e fui chamado de diversas coisas que não me recordo mais, pois eu não me dou mais ao trabalho de contra argumentar, simplesmente denuncio!
Um fato recorrente é se utilizar de termos como antissionismo para mascarar o antissemitismo. Antes de continuar, vou estabelecer os parâmetros de cada um.

  • Antissionismo é um movimento contrário as idéias do sionismo, que basicamente é o desejo dos judeus do mundo manterem uma terra segura num mundo pouco seguro para nossa fé. Há mais de 2 mil anos de histórias de perseguições, e no começo do século XX, Theodor Herzl, um judeu não religioso elaborou as bases deste movimento, hoje visto como racista, mas na verdade se trata de uma resposta a diversos ataques pessoais motivados pela crença religiosa, como exemplo, a escritura do livro "Os Protocólos dos Sábios do Sião", e com o ápice no holocausto. Portanto, o princípio do antissionismo é ser contrário aos judeus serem donos de um país só seu, onde possam deter autonomia de cuidade de sí próprios, sem ter que contar com a boa vontade, nem sempre existe, dos governantes de onde habitam. A desculpa, neste caso, é de possíveis crimes contra os palestinos e os vizinhos árabes.

  • Já o antissemitismo é um movimento de clara demonstração de intolerância e desrepeito religioso, onde se apropria de farsas e calúnias para sustentar a ideia de que certos maus, para não dizer todo o mal, é causado pelos judeus. E retorno aos "Protocolos dos Sábios do Sião" como exemplo deste antessemitismo, ao propagar e amplificar idéias a respeito dos judeus, como por exemplo, de que possuimos o controle das mídias, do sistema financeiro mundial, e por aí vai...

Um dos ataques recebidos via Instagram, por exemplo.
Eu continuo recebendo ataques e ameaças virtuais. A frequência é variada, mas sempre que as recebo, faço questão de denunciar, e não rebato mais. O mundo tem se tomado de ódio que não permitem se escutar e entender que para cada história, há diversos pontos a serem observados. Judeus não são os malvados que desalojaram palestinos, assim como o islã não é uma religião da guerra.
Eu fiquei particularmente comovido com uma notícia recente, envolvendo uma personalidade israelense muçulmado, de origem palestina, o Nas (Nusseir Yassin). Ele atualmente e trabalha para um canal de videos de interação no mundo, com 1 min de duração cada. Na ocasião, ele pretendia fazer um dos seus primeiros vídeos na Índia, porém ele foi impedido de embarcar num voo da Kwait Airways por ser israelense. Pouco importa se ele é judeu ou muçulmano, como Israel é um estado judaico, países que não reconhecem a existência de Israel, se recusam a aceitar seus cidadãos, mesmo que apenas para fazer uma conexão de vôo. É o peso de ser israelense, peso este que carrego desde que cheguei aqui, em Abril/2017. Aqui está o video que ele fez ao ser impedido de embarcar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2 anos longe de muitos, mais perto de mim.

Já pararam para pensar que a vida de uma pessoa é como um livro, escrito em tempo real? Felizmente, ou não, jamais teremos acesso a totali...