Colunas do período sob domínio Romano, na Cidade Velha. |
Sobre Israel, o maior "detalhe" cotidiano, para mim, é o Shabat. Traduzido simplesmente como Sábado, é o 7º e último dia da semana, e conforme consta nas primeiras páginas do livro do Gênesis (בראשית: le-se Bereshit, o que significa "no começo"), é o dia do descanso, pois foi nele em que o Altíssimo, após a criação do mundo, descansou e ensinou isso aos humanos.
Indepentemente da sua opção religiosa, dificilmente você mora num país que não se oriente pela divisão de 7 dias na semana. A diferença é que o cristianismo, especialmente através do catolicismo, ditou que o dia do descanso é o domingo.
Porém a contagem dos dias é diferente aqui em Israel. Pelo pensamento judaico, o dia termina ao por do sol. O Shabat, entretanto, tem um valor de santidade muito forte, e para evitar que seja transgredido, ele se inicia 30 min antes do sol se por nas sextas-feiras e termina 30 min após o sol se por no sábado.
E por que não começa como um dia "normal", a meia noite? Nos tempos bíblicos, não havia relógio, e portanto, como determinar o meio da noite? E também, de acordo com o que consta em Gênesis, os dias terminavam ao por do sol.
Restaurante no Kenion (Shopping) Ofer, em Eilat. |
Em Tel Aviv começou um serviço de onibus experimental no shabat, que leva as pessoas até a praia. Sem contar que Tel Aviv é um capitulo a parte em Israel, sendo muito pouco religiosa, e com diversas opções de diversão a todo instante,incluindo o shabat.
O Shabat, de qualquer forma, é tão forte por aqui, que as melhores festas em casas noturnas acontecem na quinta-feira a noite.
Em resumo, a Quinta-feira aqui é como a Sexta-feira no Brasil. A Sexta-feira como o sábado, e o Shabat como o Domingo a muito tempo já foi no Brasil.
Em todo o país, um serviço que nunca para é o da segurança. Como disse anterioremente, revistas em locais públicos são comuns, basta apenas já abrir sua bolsa que será rápido. Tudo pela segurança de todos.
Este aqui é um video de uma banda americana que mostra um pouco de uma casa judaica pouco antes do Shabat:
Nenhum comentário:
Postar um comentário