sábado, 8 de julho de 2017

Meios de transporte


Estação HaShalom, em Tel Aviv, acesso direto ao Azrieli (ao fundo)
Embora Israel seja um país muito pequeno com seus 22.072 km², é muito estreito, o que faz com que de Norte a Sul seja possível percorrer uma distância consideravelmente grande, mas como o turismo é mais forte nas áreas mais centrais do país, com algumas escapadas para o norte, como Haifa, Tsfat e as colinas do Golan, e o sul como Massada, Mitzpe Ramon e Eilat, as distâncias percorridas na verdade não são tão grandes assim.
Dito isto, temos internamente três formas de locomoção: ferroviária, rodoviária e também aeroviária.
A empresa que controla as operações de trem por aqui é a Rakevet Israel (literalmente "Trem de Israel"), que presta bons serviços desde Naharia (o ponto mais ao norte, em expanção), até Beer Sheva (com um ramal até Dimona) no Sul. Caso esteja curioso, o mapa das linhas de trem está aqui, em inglês. O transporte é bom, com trens novos ou renovados, a maioria com duplo deck, com ar condicionado, usb ou tomadas em quase todos e alguns com wi-fi, além de banheiro. As falhas que notei são:


  1. Não atenderem até Eilat, balneário turistico no extremo sul, junto ao Mar Vemelho. Há um projeto sob análise, pois também há uma forte necessidade para transporte de carga do comércio com países Asiáticos, além de Israel ser também uma rota intermediária entre Europa e Japão, Coréia do Sul e China (basicamente);
  2. Até a região da Galiléia, embora uma parte já esteja em construção. Local bastante requisitado para turismo religioso, bem como moradores israelenses;
  3. E o trêm até Jerusalém sobe com certa lentidão, por ser uma das linhas mais velhas, operada em muitos trechos em via única, além de ter uma forte subida, pois a capital de Israel fica a mais de 900m acima do nível do mar. O trem bala que sairá Tel Aviv sofreu constantes durante sua construção, estando finalmente prevista para ser entregue em 2018, com anos de atrasos, além de troca de empreiteiras.
Há também linhas de onibus entre as cidades atendidas quase que com exclusividade pela Egged, em muitos casos, sendo opções mais baratas, porém sem banheiro, entre cidades do país. Minha única ressalva é por eu ser alto (1,85m), noto o pouco espaço entre as poltronas, precisando deixar as pernas um pouco voltadas para o corredor. No demais, o serviço é rápido, o ar condicionado é bom, e os motoristas dirigem bem.Existe também uma rota aérea dentro de Israel, e poucos sabem disso. A Arkia Israeli é a única empresa local a oferecer voos entre Tel Avi e Eilat, que tem uma duração de uns 30 minutos. A El Al já ofereceu, mas atualmente prefere dar atenção as suas rotas internacionais. É uma alternativa interessante, frente a viagem de mais de 5 horas partindo de Tel Aviv.
Em breve eu escreverei mais sobre o transporte nas cidades. Por enquanto deixo um shabat shalom a todos.

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