terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Questões linguísticas

Foi divulgado pelo governo de Israel uma tabela com dados das línguas mãe mais faladas por aqui, para pessoas com 20 anos ou mais.
É interessante notar que o hebraico, embora seja a lingua majoritária, ainda não é a língua mais da maioria absoluta da população daqui. Assim como o russo, embora não seja uma das línguas oficiais de Israel (são hebraico e árabe), esteja próximo do árabe.
Por outro lado, mostra o quando o inglês, tão comumente usado como língua franca no mundo, e com todos os acordos e apoios vindo dos EUA a Israel, representa apenas 2% da população. Não consegui encontrar ainda qual a porcentagem da língua portuguesa, mas definitivamente representa menos de 1%.
O mais interessante é que mostra porque quando se vai a postos de saúde, por exemplo, se encontra informações em Hebraico, Árabe e Russo, e nada em inglês. E reforça a minha recomendação de estudo prévio da língua hebraica antes de imigrar para este país, pois fora questões turísticas, pouco se ouvirá numa língua minimamente conhecida aos brasileiros (cito espanhol e inglês, embora a grande maioria pensa que sabe e de fato apenas dobra a língua).
Esta divulgação também não mostra a quantidade de pessoas que tem uma segunda lingua, como eu disse, os árabes e beduínos usam o árabe como primeira lingua e o hebraico como segunda (os beduínos tem maior dificuldade com o hebraico do que os árabes, que falam muito bem). Escrevo isto pois eu lembro certa vez, num mercado, um funcionário, fluente no hebraico, começou a explicar algo em russo para uma cliente. Atualmente uma das minhas gerentes e filha de russos, mas pelas conversas que escuto dela, o hebraico é a primeira lingua dela e o russo ela tem maior compreenção do que capacidade de fala, pois mistura muitos termos em hebraico com o russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2 anos longe de muitos, mais perto de mim.

Já pararam para pensar que a vida de uma pessoa é como um livro, escrito em tempo real? Felizmente, ou não, jamais teremos acesso a totali...